Fábio Porchat, o comediante empreendedor!!

Saudações amigos do F&E!!

Como foi o feriado de vocês? Deu para se divertir e planejar quais são os passos para realizar os projetos pessoais e profissionais?

Hoje quero mostrar o novo empreendimento do jovem comediante, ator, escritor e atualmente roteirista do programa “Esquenta”, além de ter sido um dos redatores de quase todos os programas de humor da rede Globo e agora sócio do portal “Porta dos Fundos”,  estou falando de Fábio Porchat.

Conheço de perto um pouco do trabalho de Fábio, através das gravações do programa “Esquenta” – Regina Casé.  Passei seis meses acompanhando de perto  o trabalho dele, e pude constatar que realmente ele é muito bom no que faz.

Mas, como o nosso foco aqui é falar sobre o empreendimento dele, vamos ao que interessa. Todos nós sabemos da força atual da internet e dessa onda de vídeos de humor que estão surgindo a cada segundo.  E como todo bom empreendedor que sabe surfar no mercado, Fábio Porchat não está fugindo dessa onda e acabou de lançar um canal na internet, exclusivamente de voltado para o humor juntamente com os seus sócios, “A Porta dos fundos”,

que é um “programa de TV”, dentro do Youtube. E como não poderia ser diferente, em poucos meses no ar, o canal já é um case de sucesso.

 Qual está sendo a estratégia desse portal?

A estratégia inicial que “A porta dos Fundos” está usando são as redes sociais ( twitter e facebook) além dos sites de humor que tem grandes visualizações como é o caso do Kibe Loco, que tem mais de um milhão de seguidores no twitter.

Só Fábio Porchat tem quase 600 mil seguidores no twitter e todas as vezes que ele indica alguma coisa, certamente os seus seguidores irão clicar para saber do que se trata. Ou seja, se ele tem 600 mil seguidores, digamos que apenas 200 mil cliquem link do vídeo que ele indicou, já são 200 mil visualizações logo de inicio. Em seguida, todas as pessoas que gostaram do vídeo, vão compartilhando com os seus amigos. Sem contar, os compartilhamentos dos amigos famosos que também tem milhares de seguidores.

E como eles ganham dinheiro colocando vídeos para nós telespectadores nos divertirmos, mesmo tendo grandes gastos com locação do espaço, equipamentos de gravação (câmera, som, luz) e os profissionais que irão operar, atores, maquiador, transportes, lanches? Por mais que seja uma pequena produção comparando com gravações de novelas e filmes, tudo isso gera um custo para a produtora. 

A estratégia de ganhar dinheiro é a “mesma que é usada na televisão”.  Através do product placement (o produto ou o serviço anunciado é mostrado de maneira sutil e está envolvido no contexto da cena ou aparece como parte do cenário). E assim que iniciou o canal, eles criaram um vídeo sobre mau atendimento ao cliente que foi o grande sucesso inicial do canal.  O departamento de marketing da empresa Spoleto  entendeu que produzindo um vídeo desses e inserindo a sua marca no mesmo, traria muito mais visibilidades.

E foi o que aconteceu, o primeiro vídeo alcançou mais de três milhões de views.  Com esse sucesso, eles contrataram a produtora do Fábio para produzir novos vídeos com referencias à marca Spoleto. Resultado? A marca está tendo um grande retorno em imagem e passou a ficar mais conhecida nacionalmente e conquistou novos clientes.

Esse é bom negócio porque só depende da criatividade da equipe para fazer bons vídeos, eles não pagam espaço no youtube (como na televisão) para poder ter um canal, e todos os outros custos são pequenos diante do lucro que tem com cada empresa que resolve investir para divulgarem seus produtos através do “Porta dos Fundos”

E vocês o que acharam? Se gostou dá um clique em curtir e mostra aos coleguinhas. Fiquem na paz!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>